Gestão da família

Adicione utilizadores do seu sistema PS4™ ou outros jogadores à sua família. Quando configura a família, pode efetuar personalização dos controlos parentais de cada criança da família, permitindo-lhes utilizar o sistema PS4™ de forma segura.

  • As condições de utilização das funcionalidades da família variam consoante o país ou a região. Para mais informações, visite o website de apoio ao cliente do seu país ou região.
  • É possível configurar os controlos parentais a partir do seu computador ou smartphone.
    https://www.playstation.com/acct/family
  • Pode também definir controlos parentais para utilizadores que não sejam membros da família se nunca tiverem iniciado sessão na PlayStation™Network. Selecione (Definições) > [Controlos parentais/Gestão da família] e, em [Utilizadores nesta PS4], selecione o utilizador para o qual pretende definir controlos parentais.

Configurar a família

Visualizar ou alterar definições

Opções de controlo parental

Configurar a família

O gestor da família é um utilizador adulto que pode adicionar e gerir os membros da família.
Selecione (Definições) > [Controlos parentais/Gestão da família] > [Gestão da família] e siga as instruções apresentadas no ecrã para introduzir as informações de início de sessão. Selecione [Efetuar configuração agora] e siga as instruções apresentadas no ecrã para adicionar membros da família.

  • Um utilizador só pode estar numa família.
  • É possível criar utilizadores novos e adicioná-los como membros da família. Se um utilizador for uma criança, consoante a sua idade, poderá ser apresentada uma mensagem a perguntar se pretende fornecer permissão à criança para entrar na PlayStation™Network. Pode definir os controlos parentais antes de fornecer permissão à criança para entrar na PlayStation™Network.

Nomear pais/tutor

Como gestor da família, poderá nomear outro adulto como pai ou tutor.
Selecione (Definições) > [Controlos parentais/Gestão da família] > [Gestão da família] e siga as instruções apresentadas no ecrã para introduzir as informações de início de sessão. Selecione um membro da família adulto que pretenda nomear e, em seguida, selecione a caixa de verificação de [Pais/tutor].

Visualizar ou alterar definições

Selecione (Definições) > [Controlos parentais/Gestão da família] > [Gestão da família] e siga as instruções apresentadas no ecrã para introduzir as informações de início de sessão. Selecione um membro da família para visualizar ou alterar as definições seguintes.

Informações do membro da família

Visualize as informações da conta do membro da família. Depois de um membro da família iniciar sessão na PlayStation™Network, pode ver informações como a respetiva ID de início de sessão.

Remover da sua família

Se o membro selecionado for um pai ou tutor e o remover da sua família, ele deixará de poder definir os controlos parentais. Esta definição só está disponível quando o gestor da família opta por remover um membro da família adulto.

Sair da família

Depois de sair da família, pode criar a sua própria família ou entrar numa outra. Esta definição só está disponível quando os membros da família adultos optam por sair da família.

Os gestores da família não podem sair da sua família.

Controlos parentais

Esta definição só está disponível quando os gestores da família e os pais ou tutor escolhem um membro da família criança. Para mais informações sobre os controlos parentais disponíveis, consulte "Opções de controlo parental".

Redefinir palavra-passe

Altere a palavra-passe que a criança utiliza para iniciar sessão na PlayStation™Network. Esta definição só está disponível quando os gestores da família escolhem um membro da família criança.

Aderir à PlayStation Network

Retire permissão a um membro da família para entrar na PlayStation™Network. Terá de fazê-lo antes de o membro da família iniciar sessão pela primeira vez. Esta definição só está disponível quando os gestores da família escolhem um membro da família que nunca tenha iniciado sessão na PlayStation™Network.

Eliminar perfil de utilizador

Quando elimina um perfil de utilizador, os dados geridos por esse utilizador no sistema PS4™, como dados guardados, capturas de ecrã e clipes, são também eliminados. Esta definição só está disponível quando os gestores da família escolhem um membro da família que nunca tenha iniciado sessão na PlayStation™Network.

Opções de controlo parental

As definições disponíveis variam consoante o país, a região ou o estado da conta da criança. Para mais informações, visite o website de apoio ao cliente do seu país ou região.

Comunicar com outros jogadores

Utilize esta definição para restringir as funcionalidades de comunicação da PlayStation™Network.

  • Aderir a uma conversação num jogo.
  • Enviar e receber mensagens em jogos. (Esta definição não se aplica a mensagens com frases predefinidas que não podem ser editadas pelos jogadores.)
  • Aderir a um (Grupo).
  • Enviar e receber mensagens em (Mensagens).
  • Visualizar e introduzir comentários para pedidos de amizade e convites para jogos.

Visualizar conteúdo criado por outros jogadores

Utilize esta definição para restringir a visualização de conteúdo criado por jogadores e a partilha de conteúdo por crianças na PlayStation™Network. Seguem-se alguns exemplos de conteúdo criado por jogadores.

  • Capturas de ecrã
  • Clipes (vídeos de jogos)
  • Transmissões (jogos transmitidos em fluxo)
  • Conteúdos que os utilizadores podem criar nos jogos
  • Texto que os utilizadores podem introduzir sem limitações nos seus perfis como, por exemplo, comentários sobre atividades e formas de apresentação

Filtragem etária do conteúdo online

Restrinja o acesso a funcionalidades de jogos online e a conteúdo da PlayStation Store™ com base na idade da criança.

Limite de gastos mensais

Defina a quantia máxima que cada criança pode gastar mensalmente na PlayStation™Store.

Faixa etária para os jogos

A combinação do nível de controlo parental definido para cada criança no sistema PS4™ com o nível de controlo parental do jogo determina se é permitido jogá-lo. Por exemplo, se pretender restringir a utilização de um jogo com um nível de controlo parental de "4", defina um número abaixo no sistema PS4™, ou seja, "3". Definir o nível de controlo parental no sistema PS4™ para "3" impede os utilizadores de jogarem jogos com um nível "4" ou superior.
Além da opção [Permitido], existem 11 níveis de controlo parental. Quanto mais baixo for o número do controlo parental, maior é a restrição. A predefinição é "9".

Pode verificar os níveis de controlo parental dos jogos de uma das formas que se seguem.

  • Os jogos em discos são vendidos numa embalagem que contém informações sobre os níveis de classificação. Para perceber como os níveis de classificação dos jogos correspondem aos níveis de controlo parental, consulte "Combinações de etiquetas de classificação de jogos e de níveis de controlo parental".
  • Para visualizar o nível de controlo parental de um jogo no ecrã, selecione o jogo na área de conteúdo, prima o botão OPTIONS e, em seguida, selecione [Informações]. Quando um jogo tiver restrições etárias, o nível de controlo parental é apresentado no campo [Controlo parental].

Faixa etária para os vídeos em Blu-ray Disc™ e DVD

Restrinja a reprodução de vídeos em Blu-ray Disc™ ou DVD que tenham restrições etárias.

  • Blu-ray Disc™
    A predefinição é [Permitido]. Além da opção [Permitido], é possível selecionar uma idade específica. Selecione uma idade baixa para aumentar a restrição.
  • DVD
    A predefinição é [Permitido]. Além da opção [Permitido], é possível selecionar um de oito níveis. Selecione um nível baixo para aumentar a restrição.
  • País ou região do controlo parental
    Selecione o país ou a região para a restrição de controlo parental do disco. A predefinição é [United States]. Normalmente, não é necessário alterar esta definição.

Utilização do PlayStation VR

Restrinja a utilização do dispositivo de RV.

A PS VR não pode ser utilizada por crianças com idade inferior a 12 anos.

Utilização do navegador de internet

Utilize esta definição para impedir a inicialização do (Navegador de internet). A predefinição é [Permitido].